Risk Tecnologia - GESTÃO DE RISCOS - COMUNICAÇÃO E CONSULTA SOBRE RISCOS (e Engajamento de Stakeholders)

GESTÃO DE RISCOS - COMUNICAÇÃO E CONSULTA SOBRE RISCOS (e Engajamento de Stakeholders)

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Este Manual da Coleção Risk Tecnologia complementa a norma de Gestão de Riscos ISO 31000:2009 e o Manual de Implementação da ISO 31000. Utiliza pesquisa acadêmica e experiência prática a fim de detalhar a parte de “Comunicação e Consulta” do processo de Gestão de Riscos.

Foi escrito para auxiliar as organizações e pessoas a gerenciarem riscos. Comunicação e Consulta são processos contínuos e iterativos que uma organização conduz a fim de fornecer, compartilhar e obter informações e promover o diálogo com as partes interessadas (stakeholders) no que diz respeito à Gestão de Riscos.

As informações podem estar relacionadas à existência, natureza, forma, probabilidade, significância, avaliação, aceitabilidade e tratamento dos riscos.

Consulta é um processo de comunicação de duas vias entre uma organização e suas partes interessadas sobre uma determinada questão, antes de tomar uma decisão ou definir um direcionamento sobre tal questão.

A Consulta é um processo que impacta na decisão através da influência e não do poder, e é uma entrada para a tomada de decisão, mas não uma tomada de decisão conjunta. Este Manual explica por que a Comunicação e a Consulta são essenciais para a boa Gestão de Riscos e apresenta orientações sobre como fazer isso de maneira eficaz.

Os conceitos são consistentes com cada um dos 11 princípios da gestão eficaz de riscos descritos na Seção 3 da ISO 31000:2009, incluindo o primeiro princípio que diz que a Gestão de Riscos cria e protege valor. O Manual também mostra como levar em consideração uma gama de fatos, incertezas, percepções, complexidades, crenças e valores ao tomar decisões sobre riscos.

Tem a finalidade de auxiliar indivíduos, organizações e especialistas a compreenderem o papel e as técnicas de Comunicação e Consulta (e de Engajamento de stakeholders) ao gerenciar riscos, especialmente ao utilizar o processo genérico de Gestão de Riscos apresentado na ISO 31000:2009.

A maior parte do conteúdo deste Manual pode também ser utilizada para atender às diretrizes sobre Comunicação, Consulta e Engajamento das partes interessadas, recomendadas pela norma internacional ISO 26000:2010 de Responsabilidade Social.


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Leia também:

Manual: Gestão de Riscos - Diretrizes para a Implementação da ISO 31000:2009 
 

Curso: ISO 31000 - Capacitação em Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos - Certified ISO 31000 Risk Management Professional

Curso: ISO 26000:2010 - Capacitação em Gestão da Responsabilidade Social - Como implementar a nova ISO 26000 nas organizações

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